Numa notícia avançada hoje pelo Le Monde, Marine Le Pen, apela ao voto em branco e a uma abstenção em massa na segunda volta do próximo Domingo.
Não me espanta, aliás é completamente previsível esta “jogada”. Daqui a pouco mais de um mês, a França vai de novo a votos, agora para as legislativas, e claro, a Front National não vai querer “colar-se” a nenhum dos possíveis vencedores das Presidenciais de dia 6 de Maio, para assim conseguir potenciar ainda mais, o voto na extrema-direita. “Lava as mãos”, despe-se de qualquer responsabilidade que deve ser própria de alguém que teve 6.5 milhões de votos.
Uma “jogada” velha, e muito típica destes partidos populistas: ou são os vencedores “a solo”, ou ninguém fica com os seus louros, independentemente do desastre que isso possa criar.
Marine Le Pen não é destituída de cultura e de táctica políticas, e sabe que as promessas de Hollande serão uma catástrofe económica completa (a título de exemplo: baixar a idade da reforma; manter o horário laboral semanal francês como o mais baixo da União Europeia; criar mais de 60 mil postos de trabalho na função pública; etc.), por isso, prepara-se para que daqui a 5 anos possa voltar ao palco das Presidenciais como a candidata que “previu a ruína económica e social”, e com isso ganhar os louros da conjuntura.
. A web de hoje e a web de ...
. Para quando o capitalismo...
. Para que a Democracia não...
. Mais uma falácia da democ...
. O verdadeiro Serviço Públ...