Sexta-feira, 13 de Abril de 2012

Dos Exames da Ordem dos Advogados

 

A opinião pública é facilmente manipulável. Para detectar a demagogia e o populismo é preciso estar bem por dentro das matérias e, convenhamos, todos somos de alguma forma afectados pelo discurso fácil. 

 

Marinho Pinto é um grande jornalista. Sabe o que afirmar e como o dizer para aparecer na manchete do dia seguinte. É abrutalhado e mal educado: diz tudo o que tem a dizer sem se preocupar com as consequências. A frontalidade fica-lhe bem, pena ser só de fachada! Já a falta de educação... não há fachada que a desculpe.

 

Fico espantado com a facilidade com que o discurso dele passa para as pessoas e a como que lhe dão razão. Esclarecendo: estudo Direito. O meu curso não é de três anos, mas sim de quatro. Ninguém nos oferece nada, nem notas, nem canudos. A culpa não é dos alunos. Quanto muito é dos professores. A maioria deles são da geração de Marinho Pinto. Com certeza alguns foram colegas dele em Coimbra. Mas é mais fácil culpar os alunos. E fazer exames que advogados com mais de vinte anos de prática se recusam a corrigir porque não o saberiam resolver.

 

Mais, este exame em que quase 60% dos advogados estagiários chumbaram não é feito logo após a sua saída da Faculdade, estamos a falar de advogados estagiários com mais de 2 anos de prática, com um Patrono, e após aulas administradas pela Ordem. Neste exame não está a ser posta à prova os conhecimentos adquiridos na licenciatura mas sim os do estágio. Marinho Pinto tanto poderia dizer que a culpa é da Universidade como da escola primária!

 

Marinho Pinto ainda não se apercebeu das consequência futuras da sua campanha difamatória. Os advogados, juízes e magistrados do futuro somos nós. A doutrina será escrita por Professores que estão agora a fazer o curso. A jurisprudência por juízes que entraram agora na Faculdade. Daqui a vinte anos o Dr. Marinho Pinto vai ser, certamente, acusado de difamação. Vai ser julgado pelos juízes que criticou e defendido por algum advogado saído desses cursos em que oferecem canudos... A Justiça portuguesa é descredibilizada todos os dias. Marinho Pinto está a dar a estocada final. Não critica as falhas de hoje, inventa as falhas de amanhã. E como temos um país de velhos do Restelo o futuro da Justiça já está ferido de morte. Agradeçam ao Bastonário da Ordem dos Advogados.

publicado por Tomás Gonçalves Da Costa às 15:49
link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De José Maria Montenegro a 14 de Abril de 2012 às 17:17
Tens toda a razão Tomás. Grande abraço!


De JFC a 15 de Abril de 2012 às 23:47
Absolutamente lamentável e escusada toda a campanha difamatória levado a cabo pelo bastónario Marinho Pinto. O sedutor e demagógico discurso de que a OA não mercantiliza o direito ao contrário das faculdades não só trará, como tu tão bem indicaste efeitos perniciosos no futuro e na confiança em toda uma geração, como é uma autêntica falsa verdade. Os cursos da OA não promovem a excelência e fazem uma seriação que deveria apenas o mercado fazer. Infelizmente em Portugal só pode trabalhar quem é advogado e infelizmente em Portugal ser Advogado é cada vez mais dificil. Não há alternativas. Há uma geração perdida...

p.s. estou a duas semanas de fazer os exames de aferição. Ao contrário do Dr. Marinho Pinto fui um aluno quase exemplar da mesma casa onde se ele formou. Todavia, em vez me tornar advogado em 2 anos demorarei 3-4 anos.


De Fernando Matos a 26 de Dezembro de 2012 às 18:27
Culpar os outros: haverá melhor maneira de se desviar as atenções da culpa própria? Em caso de dúvida, aponte-se o dedo e atire-se a batata quente; assim acontece neste triste Portugal.


Comentar post

“Os bajuladores são honrados e os homens de bem sujeitados. O mesmo arbítrio reina nos decretos do povo e nas ordens dos tiranos. Trata-se dos mesmos costumes. O que fazem os bajuladores da corte junto a estes, fazem os demagogos junto ao povo.”, Aristóteles.
democraciadasfalacias@sapo.pt

.Gente falaciosa

 

.Últimos decretos

. Empreendedorismo jovem

. A web de hoje e a web de ...

. Que ando eu a fazer?

. Para quando o capitalismo...

. Artur Gandra manda pensar

. O queixume.

. Para que a Democracia não...

. The Great Pretender

. Mais uma falácia da democ...

. O verdadeiro Serviço Públ...

.Últimos comentários

Putz! Salariões, hein?Muito mais altos do que na E...
Este artigo é pura ignorância. Dar aulas é uma peq...
Uma coisa que os acordistas não sabem (ou não quer...
Lamento tanta asneira e desconhecimento... o que p...
É pena tanta ignorância e demagogia ... O autor de...
D.Cecília peço desculpa mas não concordo consigo. ...
Olá! Sou brasileiro e, até então, contra ao Acordo...
Estive a reler o artigo que originou esses folheto...
http://www.facebook.com/groups/367844474926/?fref=...
Razão n.º 1 – O novo acordo ortográfico NÃO promov...

.Mais comentados

.Pastas

. todas as tags

.Arquivo

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

.Setembro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.Ligações