Quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2012

Sobre a Rússia e a sua “democracia”.

 

Falta pouco mais de uma semana para as Presidenciais russas.

Ora, estando nós a falar em eleições, poderíamos apostar num vencedor, mas, há meses que já se sabe que Putin voltará a sentar-se no Kremlin. Não serão portanto os resultados formais (ou, se preferirem, oficiais), uma novidade nem para os russos, e, tão pouco para a comunidade internacional.

Primeiro diz que não fará campanha porque não precisa, já que sairá vencedor no dia 4 de Março. Depois aposta em publicar propaganda ao estilo soviético, e agora, surge em comícios que mais fazem lembrar os tempos da Guerra Fria.

Vladimir Putin, (esse grande ex-KGB), é a personificação da farsa que é a democracia russa. É a assunção do estilo soviético mais que populista, anti-ocidente, pró-bélico, e ultra-nacionalista. Vladimir Putin, é o rosto de um país falhado no que à Democracia diz respeito.

Em Dezembro último, aquando das últimas eleições para a Duma, estava em Moscovo e assisti in loco, aos métodos que Putin usa para calar quem não está consigo. Desde prender jornalistas sem motivo legal aparente, a espancar pessoas que se manifestam pacificamente, ou, a aterrorizar bloggers críticos do Rússia Unida (partido do qual é líder).

Nessa mesma altura, acabei por conhecer uma austríaca da OSCE, que estava em Moscovo como observadora internacional das eleições legislativas e, não fora para meu espanto quando ela me diz que, sem qualquer vergonha ou pudor, havia “contadores de votos” com instruções claras para pôr boletins de voto na urna em nome dos eleitores mortos nos últimos 18 meses. Uma fraude eleitoral e uma vergonha patrocinada por Putin.

Agora o método repete-se. O estilo esse, já é velho na política: populista, apaixonado sem conteúdo algum, demagógico, e quase a “puxar à lágrima”.

Em boa verdade, os russos nunca conheceram outro regime que não o do culto ao czar, ao “grande líder”, ao Presidente; e, por isso, vivem numa alegoria da caverna em relação ao que é a real e verdadeira Democracia. Muitos dizem que não há alternativa a Putin. Não duvido, mas aí a culpa é dos eleitores russos: como é que se pode reclamar por Democracia quando os partidos mais votados, e que representam quase ¾ dos votos das últimas legislativas, sejam o partido de Putin, o Partido Comunista e o Partido Nacionalista?!

Aos olhos de um europeu estes resultados parecem uma anedota mas, e apesar de Putin, arrisco-me a dizer que os russos não escolhem, limitam-se a comer aquilo que lhes servem sem uma verdadeira indignação nacional.

publicado por Gonçalo Dorotea Cevada às 16:25
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Miguel Ferreira do Amaral a 23 de Fevereiro de 2012 às 17:09
Engraçado como a Rússia se parece com a democracia das sociedades anónimas desportivas.

Antigamente também era assim na Madeira. Parece que recentemente as pessoas acordaram e o Alberto João já só tem maioria graças ao método D'Hondt.


Comentar post

“Os bajuladores são honrados e os homens de bem sujeitados. O mesmo arbítrio reina nos decretos do povo e nas ordens dos tiranos. Trata-se dos mesmos costumes. O que fazem os bajuladores da corte junto a estes, fazem os demagogos junto ao povo.”, Aristóteles.
democraciadasfalacias@sapo.pt

.Gente falaciosa

 

.Últimos decretos

. Empreendedorismo jovem

. A web de hoje e a web de ...

. Que ando eu a fazer?

. Para quando o capitalismo...

. Artur Gandra manda pensar

. O queixume.

. Para que a Democracia não...

. The Great Pretender

. Mais uma falácia da democ...

. O verdadeiro Serviço Públ...

.Últimos comentários

Putz! Salariões, hein?Muito mais altos do que na E...
Este artigo é pura ignorância. Dar aulas é uma peq...
Uma coisa que os acordistas não sabem (ou não quer...
Lamento tanta asneira e desconhecimento... o que p...
É pena tanta ignorância e demagogia ... O autor de...
D.Cecília peço desculpa mas não concordo consigo. ...
Olá! Sou brasileiro e, até então, contra ao Acordo...
Estive a reler o artigo que originou esses folheto...
http://www.facebook.com/groups/367844474926/?fref=...
Razão n.º 1 – O novo acordo ortográfico NÃO promov...

.Mais comentados

.Pastas

. todas as tags

.Arquivo

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

.Setembro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.Ligações